Aplicativo altera sabor de bebidas

Post Image

Em fase de testes, taça high tech transforma água em diferentes bebidas com lâmpadas que alteram a cor, eletrodos, o sabor, e cartcuhos de essência que recriam o cheiro.

Tecnologia a serviço do prazer: assim se resume um projeto desenvolvido, recentemente, por jovens pesquisadores da Universidade Nacional de Cingapura, que criaram uma taça, no mínimo, inusitada.

Chamada de taça high tech, a invenção é capaz de criar estímulos sensoriais que transformam o sabor da água em bebidas como vinho, limonada e outras opções.

Se até então a famosa passagem bíblica se resumia a um acontecimento estritamente sagrado, os jovens estudantes recorreram a uma engenhosa tecnologia para reproduzir o feito: assim, criaram uma taça que possui uma estrutura eletrônica onde estão os cartuchos de essências – sendo capaz de alterar a cor da bebida por meio das lâmpadas LED e mudar o sabor com eletrodos de prata que estimulam as papilas gustativas. Já o cheiro fica por conta dos cartuchos de essências.

Em fase de protótipo, a transformação é feita por meio de um aplicativo no smartphone, permitindo que usuários troquem as receitas. Além de permitir a mistura de bebidas diferentes, a tecnologia evita os efeitos nocivos do álcool ou do açúcar. Confira a matéria completa no site do jornal O Globo. 

Escrito por

Jornalista formada pela PUC Campinas, apaixonada por Cultura, Comportamento, Enologia, Gastronomia, Beleza e Moda.