Como cuidar da Pele no Carnaval

Post Image

Dermatologista dá dicas para cuidar do corpo e da pele no Carnaval

Hidratação e escolha correta de produtos está entre as orientações

 

Fantasias, brilhos, maquiagem e samba nos pés farão parte da rotina de muitos brasileiros neste carnaval. Mas, muitas vezes, alguns cuidados são deixados de lado na hora da folia. Para que o folião possa desfrutar da festa mais popular do Brasil com segurança, a dermatologista Daniela Bellucci dá uma série de dicas para cuidar do corpo e, principalmente, da pele durante o feriado.

“Quem optar por brincar o carnaval ao ar livre precisa redobrar os cuidados com a proteção solar. É importante passar um bom filtro solar, que deve ser retocado a cada três horas. Usar chapéu e óculos de sol também ajuda muito. Além disso, deve ingerir bastante água e evitar os horários de pico do sol, entre 11h e 17h, se a região tiver Horário de Verão”, orienta a dermatologista.

Também é muito comum as pessoas usarem maquiagem mais carregada e glitter no Carnaval. Neste caso, Daniela explica que é fundamental verificar a qualidade dos produtos. “Uma boa maquiagem, além de ter um resultado melhor, reduz os riscos de alergia e irritação. O mesmo acontece com o glitter. Há alguns tipos hipoalergênicos no mercado. Antes de usar qualquer produto novo, é recomendado fazer um teste no antebraço, um dia antes, para evitar surpresas desagradáveis”, comenta.

Antes da maquiagem, é importante hidratar a pele e, logo depois da festa, fazer uma boa limpeza, retirando todo o produto com demaquilante e sabonete específico para o rosto, de acordo com o tipo de pele. “Também é recomendável passar um hidratante e fazer uma compressa com algodão e água fria na região dos olhos. A gente entende que, depois de horas de Carnaval, a pessoa chega cansada, mas esses cuidados com a pele são muito importantes. Eles deixam a pele mais bonita e saudável”, reforça a médica.

A dermatologista também destaca que os pés precisam de sapatos confortáveis para passar sem traumas pelos dias de folia. “Se optar por usar tênis, coloque uma meia de algodão, que absorve a transpiração dos pés. Evite saltos e outros tipos de calçados que gerem atrito em alguma área. Isso pode causar bolhas e atrapalhar a diversão”, diz.

Escrito por

Jornalista formada pela PUC Campinas, apaixonada por Cultura, Comportamento, Enologia, Gastronomia, Beleza e Moda.